O Efeito Doppler é a mudança de frequência em uma onda sonora quando a fonte emissora está se movendo em relação ao observador, ou vice-versa, ou ambos. Um exemplo clássico é a alteração no som de uma sirene de ambulância. Quando a ambulância se aproxima o som é mais agudo e ao se afastar o som torna-se mais grave.
Este é o principio utilizado nos atuais medidores de corrente, os chamados ADCP (do inglês, acoustic Doppler current profiler) ou perfilador hidroacústico de correntes. Esses aparelhos medem, através de pulsos sonoros e do efeito doppler, a velocidade e direção das partículas em suspensão na coluna de água.
Esse tipo de equipamento é capaz de obter perfis de velocidade de correntes em toda a coluna de água ou em apenas uma faixa específica de profundidades. O ADCP é bastante empregado para medir a correnteza em rios, estuários, zonas costeiras e no oceano. Além de medir a velocidade de corrente ainda pode mensurar a vazão em rios, córregos, canais de abastecimento e demais corpos d’água.
Através deste método é possível realizar medições com grande detalhamento e rapidez, mesmo com a embarcação em movimento, proporcionando dados mais precisos em relação aos métodos convencionais, resultando em dados de maior qualidade e confiabilidade.
Uma aplicação para esse equipamento é o monitoramento de correntes durante manobras com embarcações de grande porte, realizado pela Austral Soluções Ambientais no Porto do Rio Grande.
Quer saber mais sobre as soluções oferecidas pela Austral? Entre em contato conosco.